Para uma fundamentação antropológica e ética da educação A escola como lugar de hospitalidade

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Isabel Baptista

Abstract

O presente texto reflete sobre os fundamentos antropológicos e éticos da educação, tentando explorar o poder heurístico da noção de hospitalidade no quadro de uma filosofia da educação escolar indexada a valores de alteridade. Na linha de autores como Emmanuel Lévinas e Jacques Derrida, sustentamos que a experiência de acolhimento do outro, reconhecido e valorizado enquanto outro, constitui o acontecimento antropológico fundamental, a partir do qual podemos compreender a fecundidade dos seres mortais, a sua misteriosa, e paradoxal, vocação para a imortalidade e para a transcendência.
A inscrição deste pressuposto no campo da educação, ao mesmo tempo que convoca uma reflexão substancial sobre a condição humana, obriga, em nosso entender, a considerar as implicações práticas decorrentes da necessidade de realização do imperativo de acolhimento ético, procurando, concretamente neste caso, indagar sobre as dimensões de ordem organizacional, profissional e pedagógica que nos permitem qualificar a escola, cada escola, como um lugar de hospitalidade.

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Author Biography

Isabel Baptista, Universidade Católica Portuguesa

Professora Associada da Faculdade de Educação e Psicologia; Universidade Católica Portuguesa – Porto (FEP/UCP), Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano / Centre for Studies in Human Development (CEDH).